Páginas

sexta-feira

Gênero textual: lendas

Conhecendo lendas:

A lenda da mandioca
(lenda indígena)

Há muito tempo numa tribo indígena à filha de um cacique ficou grávida sem ser ainda casada.

Ao saber da notícia o cacique ficou furioso e a todo custo quis saber quem era o pai da criança. A jovem índia por sua vez, insistia em dizer que nunca havia namorado ninguém.

O cacique não acreditando na filha rogou aos deuses que punissem a jovem índia. Sua raiva por essa vergonha era tamanha que ele estava disposto a sacrificar sua filha. Porém, numa noite ao dormir o cacique sonhara com um homem que lhe dizia para acreditar na índia e não a punir.

Após os nove meses da gravidez, a jovem índia deu a luz a uma menininha e deu-lhe o nome de Mani. Para espanto da tribo o bebê era branco, muito branco e já nascera sabendo falar e andar.

Passados alguns meses, Mani então, com pouco mais de um ano, de repente morreu. Todos estranharam o triste fato, pois não havia ficado doente e nenhuma coisa diferente havia acontecido. A menina simplesmente deitou fechou os olhos e morreu. Toda a tribo ficou muito triste.

Mani foi enterrada dentro da própria oca onde sempre morou. Todos os dias sua mãe, a jovem índia regava o local da sepultura de Mani, como era tradição do seu povo.

Após algum tempo, algo estranho aconteceu. No local onde Mani foi enterrada começou a brotar uma planta desconhecida. Todos ficaram admirados com o acontecido. Resolveram, pois, desenterrar Mani, para nterra-la em outro lugar.

Para surpresa da tribo, o corpo da pequena índia não foi encontrado, encontraram somente as grossas raízes da planta desconhecida. A raiz era marrom, por fora, e branquinha por dentro.

Após cozinharem e provarem a raiz, entenderam que se tratava de um presente do Deus Tupã. A raiz de Mani veio para saciar a fome da tribo. Os índios deram o nome da raiz de Mani e como nasceu dentro de uma oca ficou Manioca, que hoje conhecemos como mandioca.

1 - Compreensão do texto:

a) Quais são as características desse gênero textual?
b) Qual é o assunto tratado na lenda?
c) Qual acontecimento a lenda tenta explicar?

2 - Escreva se a sílaba tônica das palavras é a última, a penúltima ou a antepenúltima:

a) Grávida
b) Casada
c) Jovem
d) Cacique
e) Bebê
f) Ninguém

1 comentários:

Anônimo disse...

I have been eхρloгing fοг а little for anу hіgh-qualitу aгtiсleѕ or blog pοstѕ іn this kind of space .
Exploгing іn Υаhoo I eνentually
stumbled upоn this websіtе. Reaԁing thіѕ
info Sο i am happу to eхhіbit thаt I hаvе а very exсellent unсanny feeling I сame upon
еxactly what I nеedеԁ.
I sο muсh unqueѕtiοnablу ωill
mаke suгe to don?t οmit thiѕ web site and givе it a look regulаrly.


my ωеblog; www.fsc.yorku.ca